O autocarro de turismo mais vendido a nível Europeu tem um sucessor:
O novo Mercedes-Benz Tourismo RHD


Estugarda, 31 de março de 2017

Estugarda - Durante muitos anos tem sido o número um entre os veículos denominados de piso elevado: o Mercedes-Benz Tourismo RHD constitui a espinha dorsal das frotas de autocarros, não só em toda a Europa. Agora o seu sucessor começa a aparecer no espelho retrovisor: a Mercedes-Benz permite a primeira visão do novo Tourismo RHD. Este autocarro de piso elevado sofreu uma remodelação completa, conquistando assim muitos elogios não só pelo seu conforto, mas especialmente pela sua economia e segurança proeminentes. O novo Tourismo RHD irá ser apresentado ao público na feira BusWorld Kortrijk, na Bélgica, no mês de outubro do presente ano.

Hartmut Schick, CEO da Daimler Buses, refere: “O novo Tourismo RHD é configurado precisamente para satisfazer os desejos e as exigências dos operadores de autocarros, marca pontos de referência para a eficiência económica, segurança e oferece um pacote convincente de conforto e facilidade nas operações.“

Um autocarro de turismo adaptado às exigências individuais com o Design da marca facilmente reconhecível

A adaptação aos requisitos dos clientes é a mesma, mas tudo o resto é novo: com quatro modelos em três comprimentos, de 12 metros a 14 metros, o novo Tourismo abrange as principais dimensões de autocarros para o segmento “business”, como seria de esperar. Com este termo, a Mercedes-Benz define a gama – tão importante para os operados de autocarros – desde o autocarro shuttle altamente funcional ou os autocarros de excursão e de longa distância, até aos autocarros com elevado nível de conforto.

O novo Tourismo RHD irá expandir esta gama ainda mais - e com ele as opções de nível de motorização também aumentam. Desde o compacto e leve motor Mercedes-Benz OM 936 de seis cilindros em linha com uma cilindrada de 7,7 l e 260 kW (354 cv) ao novo motor topo de gama particularmente potente com 335 kW (456 cv), baseado no bem conhecido bloco OM 470 com uma cilindrada de 10,7 l. O Tourismo apresenta um elevado leque de opções, como por exemplo, os dois postos de condutor selecionáveis e um compartimento de passageiro que pode ser equipado de forma a satisfazer as necessidades individuais de cada cliente.

O design do novo autocarro de piso elevado também é completamente novo. Logo à primeira vista, com o seu aspeto inconfundível e a sua interação excelente de formas e linhas, torna-se claro: trata-se de um veículo Mercedes-Benz. A ligação entre forma e funcionalidade encontra-se em clara perfeição com o novo Tourismo RHD.

Um milagre económico por parte de um autocarro de turismo

Os operadores de autocarros ficarão certamente impressionados com a economia notável do novo Tourismo RHD. Graças à sua aerodinâmica, a resistência ao vento foi diminuída para um nível insuperável de cx = 0,33. Isto contribui para uma redução significativa dos valores de consumo de combustível, que faz corresponder uma taxa de emissões mais baixa.

O consumo poderá ser ainda mais reduzido com novas opções, como o PPC – o Tempomat Predictive Powertrain Control, antecipando o Cruise Control, disponível pela primeira vez no modelo Tourismo. Tendo em conta os seus intervalos de manutenção longos e pacotes de serviço abrangentes, o Tourismo RHD demonstra ser um milagre económico entre os outros autocarros de turismo.

Com os seus novos sistemas de assistência torna-se o especialista em segurança dentro da sua classe

O nível de segurança deste novo modelo também define o novo Tourismo RHD como referência para a classe em que se insere. O foco está totalmente na máxima segurança ativa para prevenir acidentes. Além do seu amplo equipamento de série, o novo Tourismo RHD também está disponível com o sistema opcional de travão de emergência Active Brake Assist 3 (ABA 3). O ABA 3 reconhece potenciais obstáculos e iniciará uma travagem quando necessário. Como é típico para os modelos Mercedes-Benz, o novo Tourismo RHD satisfaz os requisitos em relação aos atuais e futuros regulamentos.

Mas em caso de ocorrer um acidente, o sistema de segurança patenteado - Front Collision Guard (FCG), fornece em caso de impacto dianteiro, uma proteção eficaz tanto para o motorista como para o guia. Do mesmo modo, o aumento da rigidez estrutural adicional está em conformidade com a futura regulação ECE-R 66.02.

O interior conta com um novo sistema de climatização que garante conforto de elevado nível

No que diz respeito aos passageiros, o novo Tourismo RHD coloca o conforto em primeiro lugar. Os passageiros necessitam de se sentir bem-vindos a bordo. Para isso, o veículo fornece uma entrada conveniente com uma elevada ergonomia e com um interior do veículo arejado e agradavelmente concebido. Um novo destaque adicional é o novo assento Softline: o atraente padrão em forma de diamante no assento e no encosto lembra os salões luxuosos da Mercedes.

O conforto do novo Tourismo RHD é devido, em parte, ao controlo automático da climatização em duas zonas individuais para aquecimento e controlo climático. Estes controlos asseguram uma temperatura constante dentro do veículo.

Com a sua ótima economia, segurança, funcionalidade e conforto, o novo autocarro Tourismo RHD da Mercedes-Benz vai conquistar os operadores de autocarros, os passageiros e os condutores.

Viagens com ligação à rede e oferta multimédia, graças ao Coach MediaRouter

O novo Mercedes-Benz Tourismo pode ser opcionalmente equipado, em qualquer uma das suas versões, com um router Wi-Fi e antena. O Coach MediaRouter incorpora duas entradas para cartões SIM habilitados para suportar LTE e duas portas USB. Além de fornecer uma ligação à internet, também possibilita aos passageiros a visualização de conteúdos multimédia armazenados localmente, utilizando os seus próprios dispositivos móveis.

Funcionamento eficiente com o auxílio do FleetBoard

O sistema FleetBoard também está disponível para o novo Tourismo RHD, o que proporciona uma máxima transparência para um operador de frota.
Os serviços modulares da FleetBoard foram desenvolvidos especialmente para a gestão de frotas específicas de autocarros e estão disponíveis em toda a Europa. Nunca esquecendo, que o mesmo permite identificar e explorar o potencial de poupança das frotas de autocarros.