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Segurança

O conceito de segurança integral da Mercedes-Benz está dividido em quatro fases:

1ª fase: Condução segura

2ª Fase: Em situações críticas

3ª Fase: Durante o acidente

Os automóveis da Mercedes-Benz dispõem de um conjunto de sistemas de segurança para evitar acidentes. No entanto, se acontecer o pior, diversas medidas de segurança para os ocupantes podem ser ativadas, incluindo proteção para os ocupantes do veículo, bem como para outros utilizadores da via.

Airbags.

Os airbags estão incluídos, desde Outubro de 1992, no equipamento de série de todos os automóveis de passageiros da Mercedes-Benz. O SLK dispõe de um total de seis airbags que, em combinação com os cintos de segurança, ajudam a evitar ferimentos no condutor e acompanhante em caso de uma colisão: airbags dianteiros, com dois níveis de activação em função da gravidade do acidente, airbags laterais nos encostos dos bancos e airbags de cabeça posicionados nas portas, que reduzem o impacto sobre os ocupantes perante uma colisão lateral ou em caso de capotamento.

Apoios de cabeça NECK-PRO.

Os apoios de cabeça NECK-PRO activos em acidente melhoram a protecção dos ocupantes e contribuem para minimizar o risco de um trauma cervical. Em caso de uma colisão traseira os apoios deslocam-se cerca de 40 mm para a frente e cerca de 30 mm para cima, apoiando assim atempadamente a cabeça do condutor e acompanhante. Capot do motor activo (de série).

    4ª Fase: Após o acidente

    Para reduzir os danos consequentes de um acidente, e para apoiar o trabalho dos serviços de socorro, são iniciadas diferentes acções, dependendo do tipo e da gravidade do acidente:

    • Melhor proteção: o motor é desligado automaticamente, e o abastecimento de combustível é cortado.
    • Iluminação em conformidade: as luzes de aviso de perigo e a iluminação interior de emergência são ativadas automaticamente para evitar outros acidentes, facilitando a descoberta do veículo acidentado.
    • Boas possibilidades de saída: as portas são desbloqueadas automaticamente.
    • Medidas para ajudar no salvamento: as juntas de impacto integral entre as partes laterais e as portas facilitam a abertura das mesmas depois de uma colisão frontal.