O veículo de investigação Mercedes-Benz F015 Luxury in Motion apresenta a filosofia de design de clareza sensual.

Aqui, a ambição dos designers é que a empresa seja vista como uma marca de luxo internacional, uma vez que, para eles, o luxo é mais do que uma afirmação automóvel - é um estilo de vida.

O respetivo foco é sempre a marca principal Mercedes-Benz, cuja filosofia de design de clareza sensual define o luxo moderno. Atualmente, o luxo é sinónimo de intemporalidade, algo que transcende as modas. O verdadeiro luxo é raro e, portanto, extremamente cobiçado. Trata-se cada vez menos de valores materiais e muito mais de experiências emocionais e autênticas, bem como de nos cingirmos ao essencial. A alta tecnologia em combinação com trabalho artesanal tradicional e o prazer genuíno obtêm cada vez mais destaque.

A filosofia da clareza sensual resume um aspeto essencial da marca - a bipolaridade entre a emoção e a inteligência. Para os designers, o bom design tem de ser belo e inteligente ou, resumindo, tem de ser atrativo e descontraído. É fácil apaixonarmo-nos pelos produtos da Mercedes-Benz, uma vez que são irresistíveis, ou, resumindo: são atrativos. Simbolizam, assim, uma faceta da essência da marca cunhada por Gottlieb Wilhelm Daimler e pela era dos primórdios dos automóveis de competição e dos Classic Cars. A outra faceta simboliza o aspeto racional, o lado da essência da marca representado por Carl Friedrich Benz. A redução e a tecnologia são disso símbolo - os produtos são descontraídos como algo inesperado, surpreendente e nunca antes visto. Com esta filosofia, os designers criam não só automóveis, como todo um mundo de luxo moderno.

A filosofia de design é definida pelo Design Code, que se baseia em seis diretivas, que podem ser interpretadas de modo correspondente em cada modelo. Desta forma, cada série obtém um caráter exclusivo, mantendo-se sempre reconhecível como Mercedes-Benz.