Vista traseira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ numa estrada com curvas.

Concept EQ - mobilidade reinventada.

Eletromobilidade: a Mercedes-Benz dá início à mudança.

Concept EQ - mobilidade reinventada.

Eletromobilidade: a Mercedes-Benz dá início à mudança.

Vista dianteira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ em frente à Golden Gate Bridge.
Vista dianteira do Mercedes-Benz Concept EQ em frente à Golden Gate Bridge.
Vista lateral do Mercedes-Benz Concept EQ em frente à Golden Gate Bridge.
Vista dianteira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ em frente à Golden Gate Bridge.

EQ oferece um ecossistema de eletromobilidade abrangente, composto por produtos, serviços, tecnologias e inovações. O espectro abrange desde veículos elétricos a Wallboxes e serviços de carregamento, passando pelo acumulador de energia Home.

O mensageiro antecipado da nova marca é o veículo experimental "Concept EQ", em pré-produção, que celebrou a sua estreia mundial em Paris. A produção do primeiro modelo de série EQ no segmento SUV terá início ainda nesta década. Seguir-se-á uma ofensiva de modelos, que irá completar sucessivamente o portfólio da Mercedes-Benz Cars com modelos eletrificados.

EQ: orientação clara para os clientes.

Vista dianteira do Mercedes-Benz Concept EQ, a estacionar sobre uma caixa de carregamento no chão.
Vista dianteira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ.

EQ: orientação clara para os clientes.

O portfólio EQ abrange todos os futuros automóveis de propulsão elétrica e de bateria, bem como os produtos e serviços correspondentes. Desta forma, o inventor do automóvel cria no seu portfólio em permanente crescimento uma orientação simples e transparente para os clientes. Por esse motivo, a marca EQ é o próximo passo lógico no âmbito da estratégia de marketing e comercialização "Best Customer Experience".

A Mercedes-Benz oferece já hoje uma infraestrutura de carregamento adequada para veículos eletrificados, incluindo uma Wallbox como estação de carregamento rápido para o lar, a app gratuita "Charge&Pay" para o abastecimento de energia cómodo nas estações de carregamento públicas e ainda acumuladores de energia estáticos para energia proveniente de sistemas fotovoltaicos ou solares, destinados a proprietários de habitações particulares e a empresas. Todos estes produtos e serviços serão, de futuro, reunidos sob o conceito EQ. Assim, a Mercedes-Benz cria uma imagem consistente e clara para os produtos e serviços sustentáveis com a marca da estrela.

Showcar em Paris: "Concept EQ".

Showcar em Paris: "Concept EQ".

Com o "Concept EQ", a Mercedes-Benz mostra que o automóvel elétrico poderá, em breve, passar para a faixa de ultrapassagem: o veículo experimental com o estilo de um SUV Coupé desportivo dá-nos uma visão de uma nova geração de veículos de propulsão elétrica e a bateria. O design exterior dinâmico com nova estética elétrica realça o foco no potente sistema de propulsão elétrica: dois motores elétricos, cuja potência de sistema pode ser aumentada até mais de 300 kW graças aos componentes escaláveis da bateria, e uma tração integral permanente asseguram uma elevada dinâmica de condução.

Vista lateral do cockpit e da consola central do Mercedes-Benz Concept EQ.
Vista em detalhe de um ecrã tátil no espaço traseiro do Mercedes-Benz Concept EQ.
Dieter Zetsche, em frente ao Mercedes-Benz Concept EQ, apresenta o veículo.

Tendo até 500 quilómetros de autonomia e com os pontos fortes habituais da Mercedes em termos de segurança, conforto, funcionalidade e conectividade, o "Concept EQ" cumpre todos os requisitos da mobilidade moderna e sustentável. No interior, o veículo oferece também soluções inovadoras, incluindo um conceito de interior totalmente novo. O "Concept EQ" celebrou no Salão Automóvel de Paris a sua estreia mundial e é o mensageiro antecipado da nova marca de produto da Mercedes-Benz para a eletromobilidade EQ.

CASE: Connected, Autonomous, Shared, Electric.

Dieter Zetsche posa em frente ao Mercedes-Benz Concept EQ.

CASE: Connected, Autonomous, Shared, Electric.

"A mobilidade do futuro na Mercedes-Benz apoia-se em quatro pilares: Connected, Autonomous, Shared e Electric. O 'Concept EQ' é a combinação lógica de todos eles," afirma o Dr. Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Diretor da Mercedes-Benz Cars. "Os automóveis isentos de emissões são o futuro. E a nossa nova marca EQ vai muito além do veículo elétrico. EQ significa um ecossistema elétrico abrangente, composto por serviços, tecnologias e inovações."

A nova geração de veículos elétricos irá basear-se numa arquitetura desenvolvida especificamente para modelos de propulsão elétrica e a bateria, que é escalável e aplicável a todos os modelos, em todos os sentidos.

Design com nova estética elétrica.

Vista lateral do Mercedes-Benz Concept EQ.
Vista traseira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ.
Vista dianteira e lateral do Mercedes-Benz Concept EQ.

Design com nova estética elétrica.

"O Concept EQ é atrativo e descontraído," diz Gorden Wagener, Diretor de Design da Daimler AG. "O seu fascínio reside na reinterpretação da nossa filosofia de design da clareza sensual para uma estética elétrica vanguardista, moderna e independente. Ao mesmo tempo, o design reduzido ao essencial dos showcars visionários revela uma progressividade sedutora." A forma básica de monólito do "Concept EQ" combina os genes de um SUV com o caráter dinâmico de um Coupé e inspiração do Shooting Brake na parte traseira.

Vista oblíqua, de cima, do Mercedes-Benz Concept EQ.

A área envidraçada plana e alongada deixa entrever proporções potentes e minimalistas. A nova estética elétrica é assegurada pela transição fluida do capot preto brilhante, sobre o para-brisas, até ao teto panorâmico escurecido – um contraste emocionante com a pintura em Alubeam prateado. Juntas da carroçaria praticamente impercetíveis, limpa-vidros ocultos, câmaras em vez de espelhos retrovisores exteriores e a supressão de puxadores de portas comuns realçam a silhueta alongada e dinâmica.

Interior: vanguardista e funcional.

Interior: vanguardista e funcional.

No cockpit orientado para a condução, o foco é a operação fácil e tátil e uma estética elétrica inovadora, que continua o visual do exterior de modo consequente no interior do veículo. O painel de instrumentos com o display panorâmico suspenso de grandes dimensões foi talhado para o condutor, graças ao seu design assimétrico.

Vista do cockpit futurista do Mercedes-Benz Concept EQ.
Vista em detalhe do cockpit do Mercedes-Benz Concept EQ.

O interior do "Concept EQ" é marcado pelo luxo moderno, que se revela sobretudo numa interface de utilizador totalmente nova, que combina emotividade com inteligência e facilidade de utilização, indo até ao ajuste do banco elétrico típico da Mercedes, sem os interruptores e botões clássicos.

A consola central com moldura na cor ouro rosa parece pairar: não dispõe de elementos de comando mecânicos e está equipada com elementos Touch, sensíveis ao toque. De forma semelhante aos Touch-Controls no volante, aqui o condutor pode também controlar o sistema automático de climatização e o sistema de Infotainment com um dedo.

EQ: a nova marca de E-Mobility.

Logótipo da nova marca de produto da Mercedes-Benz para a eletromobilidade.

EQ: a nova marca de E-Mobility.

O veículo experimental "Concept EQ", em pré-produção, proporciona uma perspetiva de uma arquitetura de veículo elétrico transversal aos vários modelos para veículos de propulsão elétrica e a bateria. Dieter Zetsche: "O smart elétrico foi, em 2007, um pioneiro do modo elétrico. Agora damos início à mudança. Estamos a postos para iniciar uma ofensiva elétrica, com a qual iremos abranger todos os segmentos de veículos, desde a classe de compactos à classe de luxo."

Os futuros modelos personificam o essencial da eletromobilidade moderna – a ligação entre design atrativo, prazer de condução invulgar, elevada funcionalidade quotidiana e segurança máxima que caracteriza todos os veículos do inventor do automóvel.