Fase de transição.

Datas de mudança diferentes dentro da UE.

A fase de transição do NEDC para o WLTP.

Uma coisa é certa: até ao final de 2020, todos os 28 Estados da UE terão de ter mudado para a nova certificação WLTP. No entanto, o calendário para a comunicação dos valores de consumo e emissões, bem como da adaptação do cálculo do imposto sobre veículos, não é uniforme dentro da UE.

Os valores NEDC manter-se-ão provisoriamente.

Diferenças entre NEDC e NEDC calculado do WLTP.

Além dos valores WLTP, os valores NEDC deverão continuar a ser determinados para todos os veículos até ao final de 2020. Estes valores também podem ser encontrados nos documentos do veículo. Por esse motivo, a certificação WLTP incluirá, futuramente, o cálculo do valor NEDC com base num processo prescrito pelo legislador, sendo que as condições-quadro estipuladas no WLTP continuam a ser aplicadas.

Os valores NEDC calculados constituem a base para a determinação das emissões de CO2 da frota de veículos de um fabricante, uma vez que estes valores foram originalmente definidos com base na certificação NEDC.

Datas diferentes, valores limite diversos.

Classes de veículos M1 e N1 - as diferenças

A certificação WLTP faz uma distinção, tanto ao nível dos valores limite, como também das datas de introdução entre veículos com homologação de ligeiro de passageiros (M1) e com homologação de ligeiro de mercadorias (N1): a mudança da certificação NEDC para a WLTP em veículos com homologação de ligeiro de mercadorias N1 grupos II e III e da classe N2 ocorrerá um ano mais tarde que em veículos com homologação de ligeiro de passageiros. Ou seja: o WLTP aplica-se a partir de 01.09.2018 a novas homologações de veículos comerciais N1 grupos II e III e da classe N2 e a partir de 01.09.2019 a todos os veículos novos registados.

Os veículos com uma massa de referência superior a 2.840 kg, tal como pode ocorrer no Sprinter, constituem uma exceção. A estes veículos não se aplica o WLTP. Continuam a ser certificados de acordo com a norma Euro VI no banco de ensaio de motores. No caso de massas de referência entre 2.380 kg e 2.840 kg, pode escolher-se entre a certificação WLTP no banco de ensaio de rolos ou uma certificação no banco de ensaio de motores.