Veículos em fim de vida.

Veículos em fim de vida.

Sustentabilidade e proteção do meio ambiente na Daimler.

Como inventora do automóvel, a Daimler está ciente da sua grande responsabilidade e preconiza a mobilidade sustentável e respeitadora de ambiente como parte integrante da estratégia da empresa. A conceção de produtos segundo critérios ambientais expressa nas orientações ambientais da Daimler AG, leva em consideração todo o ciclo de vida do produto, do design, passando pela produção e pela utilização do produto, à sua eliminação e reciclagem. A base para uma valorização eficiente de veículos, após a fase de utilização, consiste na sua aptidão para a reciclagem, a qual procuramos melhorar continuamente. A certificação obtida pela TÜV SÜD Management Service GmbH, comprova o cumprimento requisitos definidos na ISO 14006 e ISO/TR 14062. Se um dia tiver realmente de se separar do seu veículo, entregue-o num dos centros de receção da rede Valorcar.

O que deve fazer um proprietário com um veículo em fim de vida?

De acordo com a legislação em vigor, os proprietários/ detentores de um Veículo em Fim de Vida (VFV) devem entregá-lo, gratuitamente, num centro de abate licenciado para o efeito para que o VFV seja tratado de forma ambientalmente correta.

Aquando da entrega de um VFV o seu proprietário/ detentor deve:

- Entregar os originais do Livrete e do Título de Registo de Propriedade do veículo, ou o Certificado de Matrícula;

- Apresentar o seu Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;

- Requerer o cancelamento da matrícula, através do preenchimento do impresso Modelo 9 do Instituto da Mobilidade e dos Transportes - IMT (que será disponibilizado pelo centro – este impresso só pode ser assinado pelo proprietário do veículo. No caso de empresas a assinatura tem que ser reconhecida notarialmente).

 

Onde se encontram os centros de abate licenciados?

Podem ser consultados no site da VALORCAR: http://www.valorcar.pt/pt/lista-centros/VFV

Também pode obter informações sobre os centros de abate licenciados através da Mercedes-Benz, através do 00800 9 777 7777 ou por e-mail: clientesmbp@cac.mercedes-benz.com.

Reciclagem

O seu Mercedes-Benz poderá já ter passado pelos melhores anos – mas ainda está longe de ter chegado ao seu fim. As mais modernas tecnologias de reciclagem permitem reaproveitar uma grande parte dos materiais do seu veículo, economizando matérias-primas valiosas e com vantagens consideráveis para o ambiente.

Após a entrega do seu VFV num dos pontos de recolha, estes serão submetidos a:
- Pré-tratamento –  neutralização dos componentes pirotécnicos e remoção de lubrificantes e líquidos;
- Desmantelamento – remoção de diversos componentes para reciclagem de materiais. Algumas peças desmontadas poderão ser reutilizadas diretamente ou após processamento;
- Os veículos desmantelados (carcaças) são entregues aos centros de fragmentação, onde são triturados e separados em fragmentos distintos. Grande parte dos materiais é reintroduzida no ciclo de materiais.

Com a aplicação do processo acima descrito, verificou-se uma taxa de reciclagem de material de 85% e uma taxa de recuperação de 95%, com base no modelo de cálculo da ISO 22628. Com a entrega do seu veículo e a reutilização eficiente dos materiais que lhe está associada, está a prestar um valioso contributo para o fecho do circuito da reciclagem e para a proteção dos nossos recursos.