Diretiva sobre pneus | Mercedes-Benz
Sprinter Furgão

O novo rótulo dos pneus UE.

Novo rótulo dos pneus UE:
Mais transparência, menos emissões.

A 1 de maio de 2021, a União Europeia introduziu um novo regulamento sobre a rotulagem de pneus no que diz respeito à eficiência energética e a outros parâmetros. Isto permite uma escolha consciente dos pneus mais eficientes em termos energéticos, contribuindo deste modo, tanto em veículos particulares, como em comerciais, para custos reduzidos e menos emissões.

Além disso, o novo rótulo dos pneus que entra em vigor com este regulamento, ajuda a cumprir o objetivo da UE de atingir a neutralidade climática até ao ano de 2050. O trânsito rodoviário e a redução das emissões de CO2 resultantes assumem um papel importante no atingimento deste objetivo.

Comparação dos rótulos dos pneus UE antigo e novo.

O novo rótulo dos pneus UE (gráfico à direita) apresenta as principais características, tais como a eficiência energética, a aderência em pavimento molhado e o ruído de rolamento dos pneus de forma ainda mais simples e clara. Além disso, contém pictogramas sobre a aderência na neve e no gelo1 bem como um código QR, com o qual se pode consultar a ficha de informação do produto.

Características do novo rótulo dos pneus UE.

  • Para além dos pneus de veículos ligeiros de passageiros, o novo rótulo dos pneus aplica-se agora também aos pneus de autocarros e veículos comerciais pesados (classes de pneus C1, C2, C3)
  • Nova escala mais curta de eficiência energética com classificação2 A a E
  • Nova escala mais curta de aderência em pavimento molhado com classificação2 A a E
  • Nova representação de classes de ruído com classificação2 A a C

Informações adicionais no novo rótulo dos pneus:

  • Identificador do tipo de pneu (n.º de artigo do pneu)
  • Novos pictogramas para aderência na neve (3PMSF) e aderência no gelo1
  • Código QR para cada identificador do tipo de pneu com link para a base de dados sobre produtos da UE (EPREL)
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Os pneus de aderência no gelo são concebidos para superfícies de estrada cobertas com gelo ou neve compacta e só devem ser utilizados com condições meteorológicas extremas (p. ex. temperaturas baixas). Além disso, a utilização de pneus de aderência no gelo com condições meteorológicas menos extremas (p. ex. condições húmidas ou temperaturas mais elevadas) pode comprometer o desempenho, sobretudo no que diz respeito à aderência em pavimento molhado, ao controlo do veículo e ao desgaste.

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Nas escalas de eficiência energética e aderência em pavimento molhado, o "A" representa a melhor classe de desempenho e o "E" a pior. No que diz respeito às classes de ruído (ruído de rolamento), o "A" representa a melhor classe de desempenho e o "C" a pior.

Pictogramas do rótulo dos pneus UE.

Sobre as indicações do novo regulamento de rotulagem dos pneus no que diz respeito à eficiência energética e a outros parâmetros. Por favor, tenha em conta que a economia real de combustível e a segurança rodoviária dependem em grande medida do estilo de condução individual e de fatores especiais (p. ex. meteorologia, topografia, trânsito) durante a viagem. O consumo de combustível pode ser consideravelmente reduzido por um estilo de condução ecológico. Para otimizar a eficiência energética e a aderência em pavimento molhado, recomenda-se a verificação regular da pressão dos pneus. Por favor, tenha também em conta que as distâncias de travagem e de paragem podem alterar-se em função da velocidade bem como das condições meteorológicas e que devem ser mantidas as respetivas distâncias de segurança. O seu concessionário Mercedes-Benz está sempre à sua disposição para questões ou mais informações.

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