
O novo rótulo dos pneus UE.
Novo rótulo dos pneus UE:
Mais transparência, menos emissões.
A 1 de maio de 2021, a União Europeia introduziu um novo regulamento sobre a rotulagem de pneus no que diz respeito à eficiência energética e a outros parâmetros. Isto permite uma escolha consciente dos pneus mais eficientes em termos energéticos, contribuindo deste modo, tanto em veículos particulares, como em comerciais, para custos reduzidos e menos emissões.
Além disso, o novo rótulo dos pneus que entra em vigor com este regulamento, ajuda a cumprir o objetivo da UE de atingir a neutralidade climática até ao ano de 2050. O trânsito rodoviário e a redução das emissões de CO2 resultantes assumem um papel importante no atingimento deste objetivo.
Comparação dos rótulos dos pneus UE antigo e novo.
O novo rótulo dos pneus UE (gráfico à direita) apresenta as principais características, tais como a eficiência energética, a aderência em pavimento molhado e o ruído de rolamento dos pneus de forma ainda mais simples e clara. Além disso, contém pictogramas sobre a aderência na neve e no gelo1 bem como um código QR, com o qual se pode consultar a ficha de informação do produto.
Características do novo rótulo dos pneus UE.
- Para além dos pneus de veículos ligeiros de passageiros, o novo rótulo dos pneus aplica-se agora também aos pneus de autocarros e veículos comerciais pesados (classes de pneus C1, C2, C3)
- Nova escala mais curta de eficiência energética com classificação2 A a E
- Nova escala mais curta de aderência em pavimento molhado com classificação2 A a E
- Nova representação de classes de ruído com classificação2 A a C
Informações adicionais no novo rótulo dos pneus:
- Identificador do tipo de pneu (n.º de artigo do pneu)
- Novos pictogramas para aderência na neve (3PMSF) e aderência no gelo1
- Código QR para cada identificador do tipo de pneu com link para a base de dados sobre produtos da UE (EPREL)
Os pneus de aderência no gelo são concebidos para superfícies de estrada cobertas com gelo ou neve compacta e só devem ser utilizados com condições meteorológicas extremas (p. ex. temperaturas baixas). Além disso, a utilização de pneus de aderência no gelo com condições meteorológicas menos extremas (p. ex. condições húmidas ou temperaturas mais elevadas) pode comprometer o desempenho, sobretudo no que diz respeito à aderência em pavimento molhado, ao controlo do veículo e ao desgaste.
Nas escalas de eficiência energética e aderência em pavimento molhado, o "A" representa a melhor classe de desempenho e o "E" a pior. No que diz respeito às classes de ruído (ruído de rolamento), o "A" representa a melhor classe de desempenho e o "C" a pior.