Arquitetura térmica eficiente que reduz o consumo de energia.

A imagem apresenta os componentes da bateria de iões de lítio de alta tensão no EQB da Mercedes-EQ.

Arquitetura térmica eficiente que reduz o consumo de energia.

A sofisticada arquitetura térmica do EQB funciona de forma muito eficiente: uma bomba de calor garante que o calor residual do acionamento elétrico possa ser usado para o aquecimento da cabina – isto reduz muito a necessidade de corrente da bateria para o aquecimento e, assim, aumenta a autonomia.
Visão geral dos mecanismos de funcionamento da bomba de calor do EQB:

  • Reaquecimento (reheat) eficiente com ar de recirculação: a percentagem elevada de ar de recirculação permite aquecer uma quantidade inferior de ar (fresco). Para reduzir a tendência a embaciar, o veículo arrefece o ar de recirculação, removendo, assim, a respetiva humidade. O calor retirado é novamente fornecido ao interior do veículo, através do condensador refrigerado a água e o permutador de calor – assim, o calor é “recycled”.
  • Utilização do calor residual da cadeia cinemática elétrica.
  • Utilização do calor residual da bateria de alta tensão: se a temperatura da bateria estiver acima de um valor limite, o calor residual pode ser utilizado para aquecer o interior do veículo.